O que é preciso para um consultório de sucesso?

Oi Nutri,

Saímos da faculdade com a mentalidade que precisamos de milhares de coisas para montar o próprio consultório e, infelizmente, muito professores ainda acreditam que é impossível viver de consultório.

É, nutri… a gente escuta cada coisa que até fica em dúvida, será que isso é Mito ou Verdade? Pois bem, hoje vou desvendar esses mistérios e tirar de vez essa pulga atrás da sua orelha:

Agora que você já sabe diferenciar mitos e verdades do consultório. Quero te dizer que para começar um consultório de sucesso você vai precisar de muita coragem, força de vontade e Amor em Nutrir. Além disso, alguns itens são importantes:

● CRN ativo
● Balança móvel
● Computador
● Impressora
● Agenda em blocos
● Fita métrica
● Nicho definido
● Perfil ativo nas redes sociais

Além de tudo isso, tem um item fundamental, que você deve levar para o coração e eu nem digo só para abrir o consultório, não, para sempre e tudo dentro da nutrição: aprimoramento científico constante.

Ou seja, nunca achar que não tem mais o que estudar, que tudo já está ótimo e para sempre vai estará… nutri, vivemos em uma constante evolução e se o seu consultório não entrar nisso, vai ser muito complicado você ter sucesso.

Mas o que é um consultório de sucesso?

Um consultório de sucesso é aquele que  tem os 4 pilares muito bem fortalecidos: captação de clientes, atendimento de excelência, fidelização com resultado e gestão estratégica

É aquele em que o nutricionista atende o nicho que ama e é reconhecida pela ótima profissional que é e também transforme a vida de seus pacientes, com uma abordagem inovadora e diferenciada na hora da consulta.

É o consultório que não é uma modinha passageira, mas sim um negócio sólido. É a nutricionista que se destaca, que vai além do convencional.

Os 4 pilares

Antes de conhecer esses 4 pilares, eu recebia muitos elogios, as pessoas gostavam do meu jeitinho para atender e ouvir os problemas delas. Eu me sentia uma boa nutricionista, porque eu me divulgava nas redes sociais, fiz milheiros de panfletos e cartões de visita e deixava em todos os cantos, na consulta eu fazia anamnese, avaliação antropométrica, inquérito alimentar e plano alimentar individualizado. Isso não é ser uma boa nutricionista, gente? Sim, é. Mas esse é normal, o padrão, é o que todo mundo faz. Não existe diferenciação no que é comum.

Nutri, o que eu quero te mostrar é que eu também cometi erros, você não precisa se sentir um ET. Todo mundo se sente perdido nesse assunto de empreender em consultório, porque isso ainda é um tabu. E para você entender melhor como funciona, eu quero te apresentar os 4 pilares que faz um consultório ser smart, ou seja, um consultório lucrativo, bem posicionado, organizado, reconhecido e com fãs apaixonados. 

1. Atendimento de Excelência

O primeiro pilar é o do Atendimento de Excelência. Esse pilar é dividido em duas partes: ciência e experiência. Olha só nutri, se tem uma coisa que prezamos muito aqui na Amor em Nutrir é a experiência do cliente. Você precisa ter em mente que o seu atendimento começa muito antes da primeira consulta. Para você proporcionar uma boa experiência é necessário pensar em cada passo que o cliente vai passar antes, durante e depois da consulta. Como é a comunicação antes da consulta acontecer, você envia mensagem confirmando? Você envia um material explicativo de como vai acontecer a consulta e o que ele precisa fazer ou trazer para dar tudo certo? Seu consultório fica em uma rua movimentada que nunca tem lugar para estacionar? Que tal indicar estacionamentos para ele? Já dentro do seu espaço, como ele é recebido? Você oferece água, chá ou café? Tem degustação de coisinhas saudáveis? Como é o cheiro do seu ambiente? A temperatura? A cadeira é confortável? Nutri, um cliente bem tratado é o maior propagador do seu trabalho. Eu não abro mão de mimar meus clientes, entregando presentes e muito material extra. Meu objetivo é fazer meus pacientes se sentirem no melhor lugar do mundo, tão confortáveis quanto na casa deles. E acredite: é possível fazer isso com pouco dinheiro, caso isso seja um problema para você.

Agora tem uma coisa, nutri. Nada adianta entregar mimo, kit de boas-vindas, pagar estacionamento para pessoa se a sua conduta não for eficaz. Por isso, a outra parte que compõe esse pilar é a ciência. A Nutrição é a base de um excelente atendimento e você precisa dominá-la.

2. Fidelização Eficiente

Esse pilar é dividido em 4 partes: a ciência e experiência, como já vimos, e mais 2: comunicação flexível e resultados.

Nutri, para você fazer o cliente ir até a alta nutricional, você vai precisar entender cada probleminha dele. Você vai precisar saber e entender com muita empatia cada coisa que tira ele do eixo e o afasta de seguir sua prescrição. Sem julgar, sem achar que ele não leva as coisas a sério. Lembra? Se fosse fácil, todo mundo faria… Sem essas 4 coisas: ciência, experiência, comunicação flexível e resultados, dificilmente o cliente vai ser fidelizado.

3. Gestão Estratégica

Esse é um pilar muito delicado, que dificilmente nutricionista gosta de fazer, mas é graças a ele que muitos alunos nossos não quebraram durante a quarentena do Covid. Muito pelo contrário, nunca tivemos tantos recordes de alunos faturando entre 10 e 20 mil reais, como aconteceu no meio da quarentena. A gestão pode ser prazerosa e a minha função é deixá-la descomplicada para você. 

A gestão é um processo baseado em estratégias e ações que conduzem a empresa. Com ela medimos resultados, mensuramos os problemas, evitamos as falhas e corrigimos os erros. A gente pode fazer gestão de pessoas, de tempo, de projetos, de marketing, de finanças e a gestão geral, a administrativa. Tudo que você faz deve ser medido, deve ter a coleta de métricas. Até mesmo para precificar a sua consulta tem que ser pensado. Não é colocar o preço que todo mundo está colocando na sua cidade, não, existe toda uma estratégia por trás disso. 

E eu te pergunto nutri: você recebeu alguma planilha na faculdade para preencher quando você estivesse no seu consultório próprio? Nem eu. Ninguém ensina a ter uma empresa, o máximo que a gente aprende sobre administração é de restaurantes, lá na aula de UAN. E por mais que o seu consultório não tenha CNPJ, não seja uma empresa, eu quero que você comece a olhar para o seu negócio de uma forma diferente, como uma empresa mesmo. Com responsabilidade, com visão de crescimento. Você não precisa ser uma empresa grande para se comportar como uma grande empresa. Pense grande, nutri. Pense direcionado, tenha estratégia e você chegará onde quiser. 

4. Captação clientes

Não adianta nada você ter um atendimento excelente, uma ótimo gestão, se não tiver pacientes. Por isso a captação é tão importante. 

Pensando nisso, quero te fazer uma pergunta, como você faz sua captação de clientes? Você tem um planejamento definido? Ou você só vai postando no Instagram sem nenhuma intenção, sem nenhuma estratégia por trás? Importante te falar que existem mais de 15 formas de marketing, além dos posts do Instagram. Até porque captação de cliente vai muuuuito além de fazer stories, lives ou postagens sobre receitas. Esse pilar é dividido em 3 partes: posicionamento inteligente, marketing e conversão de vendas. 

Posicionamento inteligente é a forma como você se expressa para o mundo. A gente precisa entender todos os seus valores, suas convicções, sua visão de mundo, no que você acredita e disso a gente cria uma estratégia colocando toda sua personalidade e seus diferenciais para fora. Dentro do posicionamento inteligente, existe um estudo de mercado, para entender como preencher as lacunas que faltam nos outros profissionais e fazer você ocupá-las. 

Depois disso é que vem o marketing, para você levar para os 4 cantos da sua cidade o seu nome e como já te disse, são 15 formas de fazer marketing. Isso está longe de ser apenas posts em redes sociais. Mas também não pode ser aquele marketing da esperança, sabe? Aquele que a gente manda fazer um milheiro de cartões, deixa em cima do balcão de um monte de comércio da cidade e fica esperando as pessoas ligarem?

Depois de fazer o seu posicionamento inteligente e seu marketing eficiente, você vai começar a receber muuuitas mensagens e ligações de pessoas perguntando: Nutri quanto custa a sua consulta?

Hoje, a cada 10 pessoas que perguntam o valor da sua consulta, quantas efetivamente marcam consulta? Se esse valor for menor de 7, sua proposta de valor está muito ruim. A sua conversão de vendas está baixa e precisa trabalhar para aumentar.

Nicho definido

Esse é um passo fundamental para o um consultório de sucesso.

Nicho é a parcela da população para qual você vai dedicar seu trabalho. É o seu público-alvo. Se você olhar para o mercado, você vai perceber que tudo é nichado faz mais sucesso, ganha mais destaque e é mais lucrativo. Essa é uma das primeiras coisas para ter um consultório de sucesso. Saber quem você vai atender e quem você não vai atender. Para você poder direcionar toda sua comunicação para esse público.

Para mim, nutricionista que atende todo mundo não atende ninguém. Não atende ninguém de corpo e alma. Imagina só um dia de consultório assim: sua primeira consulta do dia é para uma pessoa que deseja emagrecer 30kg, a segunda consulta para um adolescente que quer ganhar massa muscular, a terceira consulta é para uma gestante diabética. A quarta consulta para um senhor de 85 anos que só pode comer 20g de proteína porque está com insuficiência renal crônica. A quinta consulta é para uma bebezinha de 6 meses que está fazendo introdução alimentar e apresentando sério sintomas de alergias. E a sexta consulta para um paciente com câncer, que também é soropositivo e emagreceu mais de 20kg até agora. Você chega no final do dia sem saber o seu nome. São muitos casos completamente diferentes, sendo impossível se aprofundar nas dificuldades de cada um. Tudo fica muito básico, muito superficial. Por mais dedicação e empatia que você coloque em cada consulta, é muito difícil gerar uma conexão profunda com cada cliente. Você fará o papel de um nutricionista prescritor, e não de um agente de mudanças na vida da pessoa. 

Além disso, como será a sua comunicação, como será o seu marketing? Suas redes sociais será uma salada de fruta, porque você vai tentar falar com todos os públicos e as pessoas não querem seguir quem fala para todo mundo. Elas preferem seguir quem fala para elas, quem toca nas feridas delas, quem incentiva elas. Imagina o meu Instagram. Você já deve ter entrado nele, né? Se eu falasse para todos empreendedores, para todo mundo que tem um comércio ou que tem um consultório. Podia ser dentista, sapataria, restaurante, advogados e também para nutricionistas. Meus posts seriam todos sobre marketing, mas sem nenhum direcionamento para nenhuma dor específica. Fala honestamente pra mim: meu instagram teria o mesmo impacto para você quanto tem hoje, quando eu falo exclusivamente para nutricionistas? Não teria, nutri. Você sabe que muda tudo.

Com o nicho definido você aumenta o volume de pacientes mais rápido. Você fala a linguagem do seu público. Você se especializa em resolver os problemas da sua audiência. Você se torna referência na sua cidade. Você pode cobrar mais caro pela sua consulta. E você reduz o custo com publicidade. Temos um artigo todo sobre isso que vai te ajudar a entender mais e a definir o seu nicho.

E qual é o perfil de nutricionista que consegue chegar nesse faturamento?

Para responder essa pergunta, eu hackiei a cabeça dos meus alunos que faturam 10 mil reais por mês para entender. Eu selecionei 50 deles e vi o que todos têm em comum, quais são as atitudes deles. Olha só.

● Todos eles amam trabalhar, amam se entregar de corpo e alma para a Nutrição.
● Sabem exatamente onde querem chegar.
● Não pararam quando as primeiras críticas apareceram.
● Todos eles foram até o final do Programa Consultório Smart.
● Pedem ajuda sempre que precisam para o nosso time de tutores.
● Eles seguiram pelo menos 80% das tarefas da rota de sucesso.
● Buscam excelência e encontraram o seu diferencial competitivo.
● Enxergam o consultório como uma empresa.
● Não pararam de estudar.
● São positivos e otimistas.
● Não desistem no meio do caminho.

A gente tem um lema que rege todos os nossos alunos. Fazer até dar certo! Isso é uma das coisas que faz a gente não desistir em qualquer adversidade. Problemas sempre vão acontecer, às vezes uma estratégia que fez o Instagram de alguém bombar em 3 dias, para uma ou outra pessoa demora um pouco mais. Pessoas de sucesso não param na metade do caminho. Pessoas de sucesso não desistem. Elas fazem até conseguir. Elas fazem até dar certo!

Então nutri, se você sonha em viver de atendimentos e faturar 10 mil por mês, essa é a sua melhor oportunidade de dar mais um passo na construção do seu consultório dos sonhos.

Domine o método que centenas de nutricionistas que faturam 10 mil por mês utilizam. No Consultório Smart você irá aprender tudo que a faculdade não te ensinou sobre ter uma carreira sólida, lucrativa e com pacientes apaixonados pelo seu trabalho. Você vai receber o passo a passo, o guia detalhado mesmo, de como construir seu consultório de sucesso e terá acompanhamento de um tutor por 120 dias.

Reserve sua vaga para a próxima turma aqui: www.amoremnutrir.com.br/smart

Te espero do outro lado para começar conquistas da sua vida hoje mesmo.

 

outras postagens