Se você é nutricionista e está começando a atender agora, não cometa esses erros.
Nutri, você pode não ter se dado conta de que ter um consultório lucrativo vai muito além de simplesmente atender.
Quem dera somente o atendimento fosse o desafio. Mas, se desejamos transformar vidas e viver da nutrição, precisamos olhar para o lado e aprender a fazer com que essas pessoas cheguem até a gente.
A venda acontece o tempo todo.
Quando você escreve sobre como solucionou um desafio, quando você mostra a maneira como trata cada um dos seus pacientes, você está vendendo o seu trabalho.
Isso acontece porque seus seguidores, quando pensam “nossa, que legal!” começam, sem perceber, a desejar a sua consulta.
O processo de venda é um processo de desejo. Quanto mais as pessoas desejarem o que você faz, mais pessoas vão agendar consultas.
Parece estranho, até porque você não viu isso na faculdade, mas, quando você aprende a fazer do jeito certo, o processo se torna literalmente fluido. E todos ganham: seus pacientes, que te conhecerão e serão atendidos por um excelente profissional; e você: que vai viver do jeito que sempre sonhou.
Pensando nisso, listamos 3 erros que você não pode cometer em seu consultório, se quer ter uma agenda cheia e cobrar o valor justo pelos seus serviços:
1. Achar que não precisa estar na internet: Se você quer ser nutricionista de consultório, seja fazendo consultas online ou presenciais, você vai precisar saber
marketing, tanto quanto ciência. O marketing não serve só para trazer pessoas novas, mas também para fidelizar as antigas. Sem ele, seu consultório ficará às moscas;
Mesmo que você tenha a pretensão de terceirizar essa tarefa, é importante entender como funciona cada processo, – só assim vai conseguir liderar da melhor maneira – sem contar que, você não vai conseguir escapar gravar stories e produzir conteúdos de texto e vídeo, afinal, a audiência quer ver e saber de você;
Aqui tem um post lá do nosso perfil, onde mostramos o checklist do Instagram perfeito para captar pacientes, vale a pena a leitura.
2. Não investir em marketing: Já ouviu aquela frase “A propaganda é a alma do negócio”? Na hora de se planejar financeiramente, destine uma quantia ao marketing. Comece com ações pontuais, o primeiro investimento precisa ser em você. Primeiro faz, depois melhora;
3. Não ter canais de vendas além das redes sociais: As redes sociais funcionam incrivelmente bem, mas, a estabilidade delas não depende de você. E quando acontecer algum problema, você vai ficar sem vender, e sem contato com os clientes?
Mantenha sua lista de e-mails atualizada, certificando que, qualquer imprevisto que acontecer, você e seus pacientes sofrerão o menor número de consequências possíveis.
Alguns outros exemplos de canais de vendas são: Google Meu Negócio, parcerias, eventos online e/ou presenciais. Exploramos muito cada um deles no programa Efeito Principia, onde liberamos semanalmente campanhas de vendas pra você aplicar no seu negócio.
Você deve estar se perguntando: “Se nutricionista não pode fazer antes e depois, o que fazer para se divulgar então?”
De fato, o CRN não permite posts com antes e depois de pacientes, e pra te ajudar, separamos esse post do Instagram. Agora não tem nenhuma desculpa, ein?
Sabemos que quando você identifica todos esses erros, parece um bicho de sete cabeças!
Mas, calma! Pra tudo tem solução.
Dentro do Programa Consultório Smart, temos módulos focados em te ajudar a criar sua marca forte e desenvolver estratégias de marketing incríveis, além disso, acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais, e aplique rigorosamente todas as orientações.
Espero seu feedback do sucesso lá no nosso direct do Instagram.
Com Amor em Nutrir.