Nutri, não tem como negar que o Instagram é um tanto quanto bipolar. Ora entrega os posts que é uma maravilha, ora finge que você nem existe, né?
Atualmente o Instagram está com muitos usuários, então, pessoas que antigamente tinham milhões de curtidas, hoje não tem nem metade. Isso pode estar acontecendo também pela disputa de atenção com o TikTok.
Mas, calma! Quando isso acontecer, você não precisa ficar de braços cruzados, vamos te falar o que fazer quando ninguém interage com suas postagens.
Engajamento, todo mundo quer. Mas, qual foi a última vez que você comentou em algum post? O Instagram é uma rede social criada para relacionamento entre pessoas, então quando você dá, é muito provável que também receba, é uma troca!
E afinal, o que de fato gera essa troca?
Vai depender muito do perfil da pessoa, ou seja, para incentivar essa interação você precisa conhecer sua persona. Mas, o que geralmente resulta em interações é isso aqui:
• Comentários são gerados por: revolta, post polêmico, polarização, parabenização;
• Compartilhamentos são gerados através de identificação, quando você sente muito a necessidade de mostrar aquilo para outra pessoa, então: Posts fofos, de pets e bebes, posts informativos e engraçados;
• Salvamento são gerados pela necessidade de rever o conteúdo, então aquele post que resolve a vida da sua persona, é o que mais terá salvamento.
Tomem muito cuidado para não se medir com uma métrica que é de pura vaidade. Os comentários não dizem muito sobre o desenvolvimento do post ou seu engajamento, é mais importante você olhar para o seu alcance do que para comentários.
E para ter um bom alcance, o único caminho é ter uma boa estratégia.
O ISCAA é o método que foi criado pela Mari Fazzi, fundadora da Amor em Nutrir, e consiste em uma estrutura de posts para o seu Instagram que quando você começa a aplicar, naturalmente a audiência interage mais com suas postagens, seu alcance aumenta e, consequentemente, o número de agendamentos também.
I – Informação
S – Solução
C – Conexão
A- Autoridade
A – Ação
Nos posts de informação, você pode contar uma novidade, dar um passo a passo, falar sobre a sua promessa, gerar desejo, passar dicas, tutoriais, perguntas e respostas…
Iiih, nutri, é uma infinidade de possibilidades!
Aproveite os posts de solução para quebrar todas as crenças limitantes da sua persona e para ajudar a superar desafios. Algumas ideias são: Prós e contras, trocas mais legais de alimentos, expectativa vs realidade, e por aí vai.
É hora de se conectar com sua audiência! São suas histórias, seus erros e acertos, mantras, problemas que você combate, recomeços, e tudo que te envolve pessoalmente.
Se atente em trazer conteúdos que realmente façam sentido, e converse com a audiência, a intenção não é abrir sua intimidade aqui, ok?
A autoridade é uma jornada, e conquistada com o tempo, e é muito importante que você a reforce semanalmente. Então, aqui você vai postar cortes de algum podcast que você participou, entrevistas que deu, eventos que promoveu ou que participou como palestrante.
Empresa que não vende, quebra, né? Então, é óbvio que precisamos separar um dia para o post de venda.
Mas assim, não é pra criar uma imagem escrito “agende aberta”, viu?
Aqui, você deve explorar seus diferenciais, mostrar o consultório, explicar sua conduta, mostrar os mimos que você entrega, e no final, colocar uma chamada pra ação, que pode ser: Agende sua consulta comigo pelo whatsapp, o link está na bio.
O ISCAA precisa ser seguido à risca, então, nada de pular ou inverter a ordem, beleza?
Sua agenda deve ficar assim:
(Conteúdo exclusivo do Consultório Smart)
Uma dica importante é: NÃO CONFUNDA ISCAA COM RISOTÃO!
O risotão é composto pelos assuntos que você vai abordar nas redes sociais, e o ISCAA é a abordagem que você vai optar.
Por exemplo:
Seu nicho é: Saúde da mulher.
Um assunto do risotão pode ser: Endometriose.
Informação: 3 Sinais de que você pode ter endometriose.
Solução: 5 Dicas para aliviar as cólicas da endometriose.
Conexão: O que ninguém te contou sobre endometriose – (Explorar uma opinião pessoal).
Autoridade: Vídeo ou foto sua em algum evento/palestra falando sobre aquele assunto.
Ação: Tenho endometriose, posso engravidar? – Fale sobre a sua conduta, e como você é a melhor pessoa para ajudá-la a chegar no objetivo.
Viu? São infinitas possibilidades!
Bora por a mão na massa?
1º Passo: Crie seu risotão – quais assuntos vai abordar no seu perfil de acordo com seu nicho e sua persona?
2º Passo: Monte seu cronograma de postagens de acordo com o ISCAA;
3º Passo: Escreva títulos de postagens de acordo com seu risotão;
4º Passo: Encaixe esses títulos em suas respectivas datas (sempre mantendo a ordem I-S-C-A-A);
5º Passo: Separe um horário para a criação desses posts.
O 6º Passo é só alegria, hora de colher os frutos!
Seu engajamento vai aumentar, então esteja preparada para abraçar sua audiência, isso inclui responder directs e comentários regularmente.
Essa é uma das estratégias chaves para aumentar a interação no seu perfil e, consequentemente, aumentar o número de agendamentos.
Ufa, agora não tem mais erro, é só seguir tim tim por tim tim que sua agenda nunca mais ficará vazia!
Mas nem só de novos agendamentos se faz a agenda de uma nutricionista, e nós sabemos que na primeira consulta o frio na barriga é grande, principalmente quando termina e você não sabe se aquele paciente vai voltar, né?
Para te ajudar a fidelizar ainda mais, se liga nesse vídeo da Cella onde ela te explica o que fazer na primeira consulta para fidelizar:
Com esse passo a passo, tenho certeza que você já vai começar à frente de muitos outros nutricionistas, como a Mari, que na época não tinham um método ou estratégia para buscar seu consultório de sucesso.
Que seu 2023 seja recheado de estratégias e resultados.
Com Amor em Nutrir.