Estratégias para manter o paciente engajado no tratamento

Nutri, é claro que gestão e marketing são pilares muito importantes para um consultório de sucesso, mas acredito que o principal pilar que estrutura e blinda seu consultório, é a motivação dos seus pacientes e o quão engajados eles estão no tratamento.

Pacientes desengajados não tem resultados e por isso, não voltam para a próxima consulta e muito menos indicam o seu atendimento para outra pessoa. 

Não há dúvidas de que a MOTIVAÇÃO é um dos temas mais em alta hoje em dia, fala a verdade, quem nunca quis ter uma guia de regrinha de “como ter mais moticação”?! A pergunta é: como podemos despertar esse nível de comprometimento dentro de cada paciente atendido? Todo mundo tem que encontrar a mesma motivação? Como motivar pessoas tão diferentes entre si?

Nosso ponto de partida é que existem dois tipos de motivação: a intrínseca e a extrínseca.

A motivação intrínseca é aquela que vem de dentro para fora. É o motivo interno que faz a pessoa fazer o maior esforço do mundo para mudar os hábitos. É um motivo forte, relevante na vida dela e importante para a conquista do tão sonhado objetivo. Sem esse motivo, ela não teria forças para mudar.

A motivação extrínseca pode ser inspiracional, quando o paciente olha pessoas ao redor dele que conseguiram o que ela deseja. Pode ser também aquelas super palavras de incentivo que você fala quando o paciente vem no consultório. Mas existe uma forma ainda mais efetiva para ativar a motivação extrínseca: a gamificação.

O que é gamificação?

‘’Gamificar’’ significa colocar elementos de jogos para engajar e motivar os pacientes a mudarem o seu comportamento ou desenvolverem novas habilidades para atingirem os seus objetivos.

Mas calma!! Não estou aqui dizendo que você vai transformar o seu atendimento em um joguinho. Gamificação não é criar um jogo. Existem mais de 24 elementos que podem ser combinados para estimular a ação e o engajamento na conquista de um objetivo.

Na Gamificação você consegue conversar mais com o sistema límbico do paciente e despertar emoções e a vontade de mudar. É exatamente isso que ele precisa para se manter engajado no tratamento.

No  Atendimento de Impacto, te ensino como usar cada um dos 24 elementos de gamificação.

Gamificar faz parte da sua vida!

Essa prática está mais presente em nossas vidas do que muita gente imagina, programas de milhas e acúmulo de selos para ganhar prêmios de supermercado, são alguns exemplos. E, quando aplicada a nutrição, te ajuda a desenhar uma jornada de tratamento que favorece mudanças de comportamento e aumenta o compromisso dos pacientes com as metas e prescrições estabelecidas por você de forma envolvente.

Nutri, usar as técnicas de gamificação é a estratégia perfeita para engajar seus pacientes e motivá-los a seguir seu tratamento! Deixa eu te mostrar 5 motivos do porquê:

1 – Resultados mais visuais:

a Gamificação permite que você trabalhe com distintivos, tabuleiros, pontos, ranking. Todos esses elementos foram pensados para fazer com o que paciente perceba que está em movimento, mesmo que a balança ainda não mostre o resultado que ele deseja.

2 – Efeito Vencedor:

esse efeito consiste num ciclo. O paciente recebe um desafio que está alinhado às necessidades, desejos e capacidades dele. Não é tão fácil a ponto que ele não enxergue a importância, nem tão difícil que o faça desistir. É um desafio possível. Ele faz, neurotransmissores de felicidade e prazer são liberados, a sensação de vitória aparece, e o paciente se sente capaz de continuar cumprindo ações cada vez mais desafiadoras.

3 – Inovação:

apesar de estar crescendo nos últimos anos, a Gamificação ainda não é muito aplicada ao contexto nutricional. Construir um atendimento gamificado focado em resultado, motivação e divertimento gera UAU no seu paciente, que nunca viu nada parecido. Isso pode fazê-lo dar mais uma chance para o objetivo dele.

4 – Flexibilidade:

Gamificação NÃO é coisa de criança, apesar delas também serem um público. Existem 24 elementos, que organizados de forma eficaz e pensada para as pessoas que você atende, podem ser aplicados com todos os grupos de pacientes e gerar resultados. Além disso, não são só crianças que gostam de jogos, não é mesmo? Pense em quantos adultos e idosos você conhece que jogam algo no celular. É entretenimento. Um atendimento com essa pegada é muito mais leve e divertido.

5 – A Lojinha da Nutri:

uma outra forma de motivar as pessoas por meio da Gamificação. Os pacientes cumprem missões (desafios mais longos) e recebem moedas da Nutri para trocar por algo na sua lojinha. Podem ser e-books, conteúdos exclusivos, utensílios de cozinha, garrafinha… Quanto mais resultado o paciente acumula, mais moedas tem para fazer as trocas.

Pronto, nutri. Agora você já sabe por onde começar a gamificar seus atendimentos!

Se quiser ir além e ter acesso a um módulo inteiro de aulas sobre  todos os elementos e ferramentas da gamificação, como criar e aplicar as técnicas nas suas consultas para engajar e trazer resultados para os seus pacientes, você precisa do curso Atendimento de Impacto.

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