Como usar cada formato de postagem do Instagram a seu favor?

Oi Nutri, O Instagram já sustenta há alguns anos o título de “rede social do momento”. Em 2020, a plataforma registrou 500 milhões de pessoas acessando seus perfis por dia e mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, ficando apenas atrás do Facebook. Isso porque ele sabe se adaptar muito bem às novidades. Ele muda constantemente, sempre buscando atender aos desejos dos consumidores e, principalmente, disputar frente a frente com seus concorrentes. O Instagram nunca teve vergonha em adotar funções que fizeram sucesso primeiro nos concorrentes, como fez com os Stories, que imitava o Snapchat em 2016 e agora com o Reels, que chegou para disputar a atenção com o Tik Tok. No ano em que completou 10 anos de existência, o Instagram lançou muitas novidades entre elas: 

● Adesivos especiais para campanhas sociais: Em casa, Apoie pequenas empresas, Orgulho LGBTQIA+ e Consciência Negra.

● Reels

● Loja

● Guias

● Aumento do tempo de live

● Monetização de lives para produtores de conteúdo

● Novos recursos no Bate Papo

● Legendas para o IGTV

● Atualização da Interface da plataforma

● Visualização do arquivo de stories

Com todas essas mudanças, a rede social ganhou novas linguagens. Cada uma com suas particularidades, objetivos, um tipo de comunicação e características.  Saber como usar cada um desses formatos é essencial para um marketing eficiente.

Feed
Foi assim que tudo começou, uma foto postada com filtro. Hoje o feed vai muito além disso. Hoje é possível postar fotos, vídeos, carrosséis, prévias de IGTV e os próprios Reels. Mas o que não mudou é que esse é um conteúdo mais duradouro e essencial para o crescimento. Já que no feed você tem a chance de ter um conteúdo compartilhável e alcançar mais pessoas. Outra função importante do feed é o branding. Ele é a sua apresentação. Através dos seus posts as pessoas conhecem mais do seu trabalho, o que você faz e como se posiciona. Por isso, é tão importante ter um conteúdo excelente, dinamismo, imagens boas, que chamem atenção e que tenham uma harmonia entre elas Atenção! Aqui vale uma ressalva: ter uma identidade visual é diferente de um grid mega organizado. Identidade visual é ter uma paleta de cores, estilos de fontes e formatos de posts que conversem entre si. Não é para te prender e te tornar dependente de um designer, é para facilitar a sua vida, melhorar sua comunicação e te dar a liberdade de postar quando quiser. É diferente de ter todos os posts iguais. Como usar esse formato?

● Imprima sua personalidade nos seus posts. Defina formatos e editorias suas, use o regionalismo, incorporando expressões da sua cidade ou região e trazendo exemplos locais, mostre seu rosto e transpareça suas preferências e crenças.

● Faça posts de autoridade, life style, mas não esqueça que seu conteúdo precisa gerar transformação e que essa é sua chance de conectar e mostrar para sua audiência que você pode solucionar seus problemas.

● Capriche na introdução dos textos. É no primeiro parágrafo que você cativa o leitor. Conte uma história, descreva uma situação comum para eles, questione e surpreenda seu público.

● Nunca poste uma foto sem legendas. Fotos servem para conectar, por isso é muito importante zelar pela qualidade da imagem. Cuide do cenário, da iluminação, contraste e foco. Não poste fotos embaçadas, tremidas ou em baixa resolução. Hoje com um celular você pode ter um ótimo resultado.

● Intercale fotos “cruas” com fotos com títulos e montagens.

● Vá além do nutricionês, traga pautas quentes, memes e polêmicas.

● Aposte em carrosséis. Esse formato é um verdadeiro coringa, ele tem um envolvimento com mais chance de salvamento, alcance e impressões maiores, geram autoridade e frequentemente aparece no explorar. Poste de 1 a 3x na semana. Pense em conteúdos com profundidade e “salváveis” para esse formato. Listas, mitos e verdades, erros, histórias, trajetórias e transformação são alguns exemplos que funcionam bem em carrosséis. Ensine algo e tome muito cuidado para não ficar genérico.

● Os vídeos também têm um ótimo desempenho. Você pode usar partes de palestras, aulas, vídeos do Youtube ou lives para gerar conteúdo de até um minuto. Ou criar pílulas com dicas rápidas e pontuais. O essencial nesse caso é passar uma mensagem clara e objetiva. 

IGTV
O IGTV nasceu para concorrer com o Youtube, por isso sua natureza é de autoridade. Aqui você pode postar vídeos maiores com objetivo de aprofundar o conteúdo.  Como usar esse formato?

● Disponibilize suas lives. O instagram tem a opção de deixar sua live salva como IGTV e isso é um ótimo conteúdo para gerar autoridade.

● Outra possibilidade é fazer recortes das lives e postar em pequenos vídeos, conhecidos no mundo do Marketing Digital como Nuggets.

● Sempre colocar preview no feed, porque sem a divulgação da prévia o alcance é infinitamente inferior. Pensando nisso, use os primeiros 15 segundos para captar a atenção do público. Faça uma introdução poderosa para o seu vídeo.

● Crie capas que chamem atenção. Assim como nas fotos, aposte no contraste, boa qualidade e em títulos que impactem e façam sua audiência dar play naquele vídeo.

● Bom conteúdo segura! Nada disso vai adiantar se seu conteúdo não for excelente! Então não tenha medo de entregar, responda às principais dúvidas da sua audiência, promova alguma transformação real.

● Habilite legendas. Esse recurso é novo, não é perfeito, mas ele ajuda não só as pessoas com deficiência, mas também quando a pessoa não pode habilitar o som.

Story
O queridinho de muita gente, inclusive meu, é uma das ferramentas mais acessadas e com melhor resultado dentro do Instagram.  Os stories trazem conexão com seu público. Não é à toa que é uma excelente forma de melhorar seu engajamento. Ali você tem mais chances de mostrar quem você é, sua vida e conversar diretamente com a sua persona. Por isso, recomendo fortemente que você faça no mínimo 10 stories por dia.  Como usar esse formato?

● Pessoalidade. Calma, não precisa mostrar toda sua vida ou intimidade. Você pode escolher quais camadas você está disposta a compartilhar. Mais importante que mostrar sua família, sua noitada ou seu relacionamento, é mostrar o seu ponto de vista. Como você pensa, quais são seus valores, suas crenças, seus hobbies… quem é a pessoa que está ali por trás daquele perfil. Você pode começar mostrando sua rotina e conversando com a sua audiência.

● Comece o dia com enquetes. As enquetes são ótimas para aumentar o engajamento o que faz com que a entrega dos seus stories seja maior ao longo do dia

● Use e abuse das caixinhas de perguntas e testes. Todas as ferramentas favorecem a interação do público. O que eu acho mais legal, além da conexão com o público, é que elas funcionam para você conhecer sua persona.

● Antecipe ou aprofunde conteúdos do feed. Além de compartilhar um post no seu story, você pode conversar mais sobre o tema, abrir caixinha de perguntas e, dessa troca, tirar novos temas.

● Crie um relacionamento com seu público e chame eles a participar. Nós, seres humanos, amamos ser úteis, então convide seu público para participar de uma jornada com você, a opinar sobre algo no seu consultório, conteúdo, novo projeto ou mesmo vida pessoal. Por exemplo: roupa que irá usar em determinado evento, indicação de livros, filmes, restaurantes…

Reels
A sensação do momento não podia ficar de fora! E se você ainda não está fazendo reels, está perdendo uma chance incrível de alcançar mais pessoas e aumentar sua base de seguidores. Isso porque, por ser uma novidade e ter forte concorrência, o Instagram está entregando mais esse tipo de conteúdo. Além de ser divertido e uma forma mais leve e bem humorada de você falar com seu público. Mas fica tranquila, que não é só de dublagens, desafios, dancinhas e memes que vive no Reels. Dá uma olhada no que você pode fazer Como usar esse formato?

● Consuma reels para identificar quais formatos combinam com a sua comunicação e personalidade

● Autenticidade é fundamental. Apesar de vermos muitos vídeos parecidos, com o mesmo áudio, música ou desafios, você vai se diferenciar se colocar um toque seu. Se criar o seu jeito de fazer aquilo. 

● Ritmo. A trilha sonora é fundamental nessa ferramenta e ela quem dita o ritmo do vídeo.

● Transforme carrosséis em reels. Se você tem vergonha ou ainda não encontrou um formato que lhe agrade, você pode animar seus carrosséis ou transformá-los em dicas rápidas.

● Dublagens contextualizando para perguntas dos seus pacientes. Aproveite um viral e dê sua interpretação para ele.

● Dê dicas pontuais sobre seu nicho. Sabe aqueles vídeos apontando? Simples, fácil e muito eficiente!

● Grave uma situação que gere identificação. Por exemplo, dúvida do que escolher em um buffet.

● Compartilhe curiosidades e sua rotina. Você pode transformar uma sequência de stories em reels ou gravar vídeos curtinhos usando os efeitos da ferramenta.

E se você não sabe como gravar reels, fiz um tutorial para te ajudar.

Lives
Não é de hoje que falo da importância de fazer lives, mas se existia alguma dúvida, depois de 2020 elas acabaram! As lives são conexão e autoridade na potência máxima. Afinal não é qualquer um que se dispõe a vulnerabilidade de uma transmissão ao vivo, respondendo perguntas, conversando e entregando conteúdo. Com isso você cria uma comunidade forte! Como usar esse formato?

● Frequência. Escolha um horário e dia semana e siga a programação para criar um hábito com sua audiência.

● Aposte em boas collabs e desafios para trazer mais pessoas.

● Faça consultorias ou mentorias. Isso é prova social pura! É a chance de você mostrar o que sabe e ajudar um de seus seguidores.

● Entreviste seus pacientes. Essa é uma das melhores formas de ter depoimentos e provas sociais dos seus pacientes.

● Prepare sua audiência para a live: interação nos posts, responda perguntas das caixinhas e convide alguém da sua audiência.

Guias Por último, outra novidade de 2020 ela funciona como um blog ou e-book. Você pode criar guias sobre temas específicos juntando alguns posts. Aproveite essas dicas para montar seu calendário editorial dos próximos meses e levar seu Instagram para um próximo nível.

Se você quiser saber mais dicas de todos os jeitos que você pode (e deve!) se divulgar, te convido para participar do  “Marketing Para Nutricionistas”. Nele você recebe conteúdos exclusivos sobre como definir o seu público alvo e se divulgar para ele, usar as redes sociais ao seu favor, parcerias e muito mais. Dá uma olhadinha em tudo que ele te oferece e domine a sua região!

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