Oi nutri,
Ter um consultório de sucesso já é a realidade de milhares nutricionistas e o sonho de tantos outros que nos acompanham. E para alcançar esse objetivo, é preciso pensar no consultório como um negócio.
Se faturamento, regulamentação, encargos, funcionários… são coisas que nunca passaram pela sua cabeça, esse artigo vai virar uma chave na sua cabeça!
Por onde começar?
Antes de tudo, você precisa regularizar seu atendimento.
Como toda profissão, nós nutricionistas também devemos regulamentar nosso atendimento. Isso serve para todos que atendem: seja em consultório próprio, seja pagando % em uma clínica e até mesmo quem faz atendimento em domicílio.
Entenda: você faz uma prestação de serviços dentro de uma região e precisa pagar impostos por isso, como todas as pessoas que vendem/prestam serviços para outras pessoas. Isso é lei e não tem como fugir disso!
A grande maioria dos nutricionistas que eu conheço não são regulamentados na prefeitura da sua cidade e isso está completamente errado. Não é caro, não é difícil e muito menos demorado se regularizar.
Você pode procurar a orientação de um contador de sua confiança para que ele liste os documentos que precisa tirar para sua regulamentação. É ele que vai te falar se é melhor você abrir empresa ou continuar atendendo como pessoa física, inclusive. Caso queira fazer isso sozinha, é possível, mas redobre a atenção.
Nesse caso, você vai precisar ir à Sala do Empreendedor da sua cidade. Em todas as prefeituras têm esse serviço, se no seu município não tem um espaço específico, com certeza está vinculado com outro serviço municipal.
Cada cidade tem sua regulamentação, suas taxas próprias, por isso que isso pode variar. Por exemplo, em São Paulo (capital) não precisa pagar a taxa de Imposto Sobre Serviço (ISS), mas infelizmente poucas cidades têm esse benefício.
Esses GERALMENTE são os impostos recolhidos de pessoa física:
– ISS (Imposto Sobre Serviço) mensal – geralmente é uma taxa fixa
– Carnê leão
– GPS (Guia da Previdência Social) – para sua aposentadoria, licença maternidade e afastamentos
Sobre declaração de Imposto de Renda, quero te dar as boas-vindas ao mundo dos adultos. A partir do momento que você começa a trabalhar por conta própria, precisará dos serviços de um contador. Calma, esse tipo de serviço não é caro.
Por algum tempo, eu mesma fiz meu livro caixa sozinha durante o ano inteiro e na época de declarar Imposto de Renda, basta entregar esse livro para o contador que ele faz tudo para você. Portanto, minha recomendação é: procure o seu contador de confiança e peça para ele te explicar tudo sobre como fazer o livro caixa e emitir recibos, para que você não tenha problemas fiscais futuramente. A multa do Imposto de Renda dói, viu? Melhor não brincar com isso, não.
Além disso, quem tem consultório, vai precisar de alguns outros documentos:
Ressalto que cada prefeitura exige documentos e regras diferentes (o comum é RG, CPF, carteira do CRN e comprovante de residência). Pode ser que na sua cidade exijam mais ou menos taxas e documentos, ok?
Pessoa Física x Pessoa Jurídica?
Como disse, é possível atuar das duas formas. E não existe certo ou errado, existe o que é melhor para você, o que se encaixa nos seus objetivos. É preciso considerar os impostos e a despesa com o contador, que é obrigatória ao abrir uma empresa.
Nutricionista pode ser MEI?
Nutri, eu sei que pode ser tentador, afinal ser Microempreendedor Individual tem sim algumas vantagens, mas como nutricionistas a resposta é: Não, você não pode ser MEI.
Essa categoria foi criada para formalizar profissões não atendidas por legislação específica, sendo prejudicadas em relação aos benefícios trabalhistas. Por isso, não são todas as profissões que se enquadram neste tipo de empresa.
Assim como nós, advogados, arquitetos, dentistas, engenheiros, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, veterinários e todas os profissionais que dependem de formação, regularização legal e têm suas atividades regulamentadas por um conselho, como no nosso caso o CFN, são incompatíveis com o MEI.
E se eu não posso ser MEI, qual a melhor opção?
Nutri, existem muitas formas de iniciar a sua empresa e pagar cargas tributárias mais leves. A melhor pessoa para te ajudar nessa escolha e no processo de abertura é o contador.
Então se você tem a intenção de ter seu CNPJ, meu conselho é: procure um contador de sua confiança para que ele liste os documentos que precisa tirar para sua regulamentação. Isso varia de cidade para cidade. Cada prefeitura pede documentos e faz exigências diferentes. É ele que vai te falar se é melhor você abrir empresa ou continuar atendendo como pessoa física, inclusive.
Com seus atendimentos regularizados, você estará pronta para os próximos passos. Quando você passa a ver seu consultório como um negócio, você consegue fazer uma análise financeira, planejar novas ações e inovar no seu atendimento. Com uma boa gestão você conseguirá administrar melhor seu tempo e seu dinheiro. Por isso ela é um dos pilares para um Consultório Smart:
E nutri, viver de atendimentos de Nutrição está mais perto do que você imagina!
Aqui na Amor em Nutrir, temos o curso Consultório Smart, o melhor método, certificado pelo MEC, para nutricionistas que desejam viver de atendimentos! Com ele, você aprende a divulgar melhor o seu trabalho com um módulo inteiro sobre marketing e captação, a fazer a gestão correta do seu consultório e a fidelizar mais pacientes.
Você terá acesso às melhores estratégias de marketing para se destacar, tanto no presencial quanto no online, independente do nicho e irá converter seguidores em pacientes que lotem a sua agenda!
Aproveite hoje mesmo a oportunidade de realizar o sonho de viver do seu próprio consultório e se inscreva no Consultório Smart.
https://consultoriosmart.com.br/convite_c
Com Amor em Nutrir,
Mari fazzi.