Oi Nutri,
Uma das estratégias de Marketing mais potentes nos tempos atuais são as redes sociais. Mas não basta ter um perfil se não tiver estratégia. Todos os posts devem ter um porquê e um objetivo. Hoje quero te dar uma dica de conteúdo. Várias na verdade.
Antes de tudo, antes de pensar em abrir um calendário editorial, definir linhas, tipos de post, dias da semana, horário, o que você precisa fazer em PRIMEIRO lugar é conhecer suas persona.
Nutri, me conta uma coisa, sinceramente, você está postando para seus clientes ou para suas concorrentes?
Ai ai ai, nutri. Às vezes o ego fala mais alto que a gente e vejo algumas pessoas transformando as redes sociais em uma lavagem de roupa suja, cheia de indiretas, piadinhas sobre profissionais que têm conduta x ou z.
Ou mesmo, só faz postagens de eventos, viagens, congressos e afins só para mostrar para a concorrência que você está por cima, que está brotando cliente no teu consultório.
E para o público que você quer atingir, o que sobra?
Toda vez, antes de fazer um post, eu penso: “Qual minha intenção com esse texto ou vídeo?”. Isso me ajuda a só postar o meu melhor para os clientes. diminuir e até mesmo eliminar as postagens do meu ego.
Ter a sua persona em mente faz toda a diferença na hora de produzir seu conteúdo. Quando a gente sabe com quem estamos falando, quais são suas dificuldades, desejos e dúvidas, fica muito mais fácil.
Seu cliente precisa se sentir em casa. Quando uma pessoa que tem interesse no seu trabalho entra no seu perfil, ela precisa sentir que você está falando diretamente para ela. Ela precisa se reconhecer no seu conteúdo.
Quando você receber comentários como: “Nossa, parece que esse texto foi escrito para mim!”, você saberá que está no caminho certo.
Depois que você conhecer sua persona como a palma da sua mão, você pode começar a pensar na estrutura da sua agenda. Definir dias de postagens, formatos e linhas editoriais..
Eu recomendo postar todos os dias, de segunda a sexta-feira. Já o horário varia de acordo com seu público, você pode se guiar pelas estatísticas do Instagram, acessando “Informações” no menu que fica no canto superior (os três tracinhos) e testar, até encontrar o que funciona para você.
Formatos
Dentro do Instagram você tem os posts do FEED, STORIES, REELS E IGTV. Dentro de cada uma dessas linguagens você tem dialetos, por exemplo, dentro do feed você pode postar fotos, carrosséis ou vídeos de até um minuto.
Cada uma dessas ferramentas da plataforma podem ter dezenas de formatos diferentes. Você pode fazer um post de lista para o feed, uma receita no Reels, um vídeo explicativo no IGTV e assim vai…
Mais do que criatividade, aqui vale a combinatividade, a arte de juntar suas referência de dentro e fora da nutrição e criar um estilo seu.
No entanto existem alguns modelos que funcionam bem para a nutrição:
● Receitas
● Mitos e verdades
● Listas
● Dicas para resolver um problemas ou alcançar um meta
● Vídeos respondendo às dúvidas
● Curiosidades
Linhas editoriais
Dentro do Marketing de Conteúdo as linhas editoriais são as principais categorias e temas que serão transformados em conteúdos. É o guarda-chuva que abrange os temas que você vai falar no dia a dia. Por exemplo: Período Pré-menstrual, dentro dessa editoria, você pode falar sobre inchaço, sintomas da TPM, dores comuns, formas de aliviar os sintomas, alimentos indicados, alimentos que ela deve evitar, e assim vai…
Você pode ter várias linhas editoriais de acordo com seu nicho e público.
Criando uma agenda
Com formatos e linhas editoriais definidos, você irá organizá-los em uma agenda. Vale usar o uma planilha, um calendário, o Trello, ou escrever na mão. A ferramenta que mais funcionar para sua organização. O importante é você ter clareza dos posts de cada dia, se há uma coesão e uma distribuição equilibrada entre temas e formatos. Ao diversificar, além de atender às diferentes dores da(s) sua(s) persona você cria um dinamismo e mantém o ar de novidade vivo no seu perfil.
Tirando do papel
Chegou a hora mais importante: tirar do papel e produzir! Afinal nada mais frustrante do que montar uma agenda linda com publicações diárias em todas as plataformas… tudo lindo! Mas aí chega a hora de tirar do papel e produzir, então você não consegue seguir o plano que você mesma traçou…
Depois de tanto quebrar a cabeça, desenvolvi algumas estratégias para solucionar de uma vez por todas esse problema:
1. Defina sua agenda de trabalho antes de definir a agenda editorial.
Quanto tempo você irá reservar por dia, por semana e por mês para se dedicar a ela? Além de montar a agenda, você vai produzir todo o conteúdo e responder a todos os comentários e mensagens. Isso também precisa estar na sua agenda.
2. Seja realista ao montar sua agenda editorial!
Dentro do tempo que você já determinou, o que você consegue produzir? Tá tudo bem se não conseguir produzir vídeo todo dia neste momento.
3. Defina um dia ou período para produzir conteúdo e entre no modo trabalho!
Celular no modo avião, entrevista da persona em mãos e foco total. Se você faz todo seu criativo, recomendo ter um bloco para escrita, um para as artes e um para os vídeos. Assim sua produtividade vai decolar 🚀
4. Organize suas tarefas.
Eu sou fã do sistema Kanban: Para fazer, fazendo, feito. Você pode adaptá-lo ou usar outro método, o importante é você ter clareza do que precisa ser feito e do andamento de todas as tarefas.
5. Agende suas postagens!
No Estúdio de Criação do Facebook você pode programar posts no Instagram e no Facebook. Para isso sua conta precisa ser empresarial e ter uma página do Facebook vinculada a ela. Agendar as publicações garante que seu conteúdo será publicado e é uma preocupação a menos para o seu dia.
6. Tenha uma banco de posts.
O paciente desmarcou ou algum compromisso foi adiado? Que tal usar esse tempo para produzir? Siiim! Ter alguns posts prontos pode te ajudar muito em caso de imprevistos.
Estou postando todos os dias e ninguém interage
Toda vez que abro a caixinha de perguntas nos stories do Instagram, várias pessoas reclamam de falta de engajamento, que ninguém curte, ninguém comenta e assim vai.
Sempre que dou mentoria ou consultoria, e alguém reclama disso, analiso o perfil no Instagram e… batata!
Tem vários posts que não são interessantes para a grande maioria das pessoas. E um dos posts campeão de falta de engajamento é o bendito: “Safra do mês”. Muito nutricionista insiste em fazer uma agenda editorial lotada de safra do mês, banana é rica em potássio, abacate é rico em gordura boa e assim vai.
Só que isso não “toca na dor da persona” como eu sempre falo para fazer. Quer falar sobre safra do mês? Ok, mas faça um post e, de preferência, poste junte uma receita que contém 2 ou mais daqueles alimentos da lista. E só. Lembre-se que seu negócio é consultório, não quitanda.
Quer exemplos de posts que engajam mais?
1. Preciso mesmo tirar o pão para emagrecer?
2. O que nunca te contaram sobre adoçantes.
3. Seu filho não come o lanchinho da escola? Calma. Olha essa dica.
4. Tenho mesmo que suplementar proteínas? (público vegetariano)
5. Como emagrecer mesmo tendo hipotireoidismo?
6. Minha opinião sobre aeróbico em jejum.
7. O que a ciência diz sobre dieta de limpeza de fígado?
8. 3 alimentos para diminuir as cólicas menstruais.
Todos os títulos aqui podem ser adaptados para sua persona. Quero que você observe a estrutura de cada um deles e troque o objetivo, a ação ou a dor pelo que faz sentido para seu nicho.
Se você quiser saber mais dicas de todos os jeitos que você pode (e deve!) se divulgar, te convido para participar do “Marketing Para Nutricionistas”. Nele você recebe conteúdos exclusivos sobre como definir o seu público alvo e se divulgar para ele, usar as redes sociais ao seu favor, parcerias e muito mais. Dá uma olhadinha em tudo que ele te oferece e domine a sua região!
Com Amor em Nutri,
Mari